Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Estudo da Université Laval, de Quebec (Canadá) comprova que mulheres que consumiram probióticos, as bactérias do bem encontradas em iogurtes, perderam o dobro do peso que outras que não tomaram. De dentro para fora, descubra como manter longe o peso extra.
Na pesquisa, publicada no British Journal of Nutrition, foram observadas 125 pessoas com sobrepeso, entre homens e mulheres, por cinco meses. Metade tomou comprimidos com uma concentração de probióticos equivalente a um potinho de iogurte, enquanto o outro grupo de controle tomou placebo – substância sem benefícios.
Durante as primeiras 12 semanas, todos foram submetidos a uma dieta de baixas calorias. Pelo restante do tempo, a dieta teve como objetivo a manutenção do peso conquistado.
Ao final da primeira etapa, as mulheres que tomaram probióticos perderam 4,5 quilos, enquanto as outras perderam 2,5 kg. A surpresa veio depois. Nas segunda etapa, quem tomou probióticos continuou a perder peso, enquanto as do grupo de controle mantiveram a marca que atingiram.
Para os cientistas, a hipótese é a de que os probióticos alteram a permeabilidade da parede intestinal, tornando-a mais resistente a moléculas inflamatórias, que provocam intolerância a glucose, o que causa diabetes tipo 2 e obesidade. As “bactérias amigas” também auxiliam na aceleração do metabolismo e tornam mais eficaz a digestão.
Entre os homens, nenhuma alteração significativa foi registrada. Porém, em outra pesquisa, feita com ratos machos que tomaram probióticos, foram encontradas alterações, como o aumento da testosterona, sugerindo que as bactérias sim podem beneficiar a espécie masculina. Mas, por enquanto, faltam mais testes.
Vale dizer que, para ajudar você a perder barriga, o iogurte deve ser desnatado. A versão natural é a mais indicada. Verifique no rótulo as quantidades de gordura, carboidrato e sódio, além de corantes e aromatizantes. Quanto menos, melhor. E esqueça granola, frutas secas e outros acompanhamentos que somam calorias onde não devem. Para dar certo, use o iogurte como coadjuvante de uma alimentação equilibrada, junto à prática de alguma atividade física.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.