Alimentos perigosos

O risco está servido. Mulheres com altos níveis de agrotóxicos no sangue correm o risco de contrair endometriose, o que causa infertilidade. Mais do que nunca, cuidar da alimentação virou…

Tempo de leitura: 3 min.

O risco está servido. Mulheres com altos níveis de agrotóxicos no sangue correm o risco de contrair endometriose, o que causa infertilidade. Mais do que nunca, cuidar da alimentação virou caso de saúde pública.

Estudo publicado na Environmental Health Perspective mostra que pesticidas à base de organoclorados são encontrados em 90% das mulheres testadas, que pode causar endometriose. Nesta condição, o tecido do interior do útero é afetado, o que provoca dores na região pélvica e leva à infertilidade. Nos Estados Unidos, a estimativa é de que mais de 5 milhões de mulheres apresentam atualmente a doença – e bem na fase mais fértil de suas vidas.

Mesmo proibidos, devido à composição química altamente prejudicial à saúde humana, ainda constituem uma grave ameaça. Devido a seu uso continuado por vários anos na agricultura (para combater pragas nas plantações) e na pecuária (para controle de parasitas do gado), os pesticidas ainda contaminam o ambiente e as pessoas. Testes revelam que pesticidas ficam presentes no corpo por até 7 anos, geralmente depositados nos tecidos adiposos. A dúvida que fica é o que está proibido de entrar no prato. Como os organoclorados têm grande afinidade pelos alimentos que contém gorduras, linguiças, queijos, leites, manteigas e carnes estão ameçados.

No Brasil, alguns destes pesticidas já foram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas outros ainda estão no mercado, seja com restrições de uso ou em fase de avaliação. Assusta saber que, mesmo silenciosamente, nossa saúde sofre com escolhas equivocadas na hora de fazer o supermercado ou a feira.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também