Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Tudo conspira contra nossa boa forma. Mas, por essa, ninguém podia esperar. Carregar o telefone na cabeceira da cama faz engordar. A luz do aparelho altera o metabolismo da pior maneira possível.
Dormindo com o inimigo – Cuidado com quem você leva para a cama
O perigo do “junk sleep” – Na hora de desligar, desligue
Segundo pesquisa na Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, 95% dos americanos utilizam equipamentos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir dormir. 89% dos adultos e 75% das crianças têm pelo menos algum destes gadgets no quarto. TVs são os mais comuns, seguidos de MP3 players, tablets e smartphones.
Mas ter um aparelho brilhando no escuro junto à cama pode prejudicar mais que o sono.
Estudo recente da Universidade de Manchester, na Inglaterra, revela que nosso organismo necessita repousar na penumbra total, para produzir as quantidades necessárias do hormônio responsável em regular a conversão dos alimentos em energia. Um ambiente iluminado, mesmo que parcialmente, pode bagunçar a produção de melanina e atrapalhar a eficiência da queima de calorias.
Com isso, estamos todos ameaçados de ganhar peso extra – sem nem termos a nocão do que está acontecendo.
Isso porque nosso relógio biológico necessita que sejam cumpridos os ciclos de acordar, alimentar-se e dormir na hora certa.
Por este motivo, melhorar a qualidade do sono significa não apenas cuidar da saúde mental. Cuidar do descanso noturno ajuda a controlar o peso, evitando o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.
A dica é deixar os aparelhos desligados, ou carregando dentro da gaveta na cabeceira. Agora, apague todas as luzes e boa noite.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.