Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Na maioria dos acidentes envolvendo carros, motos e bikes, a alegação dos motoristas é de que não viram as bicicletas, até que fosse tarde demais. Com o app Bike Shield, o telefone avisa se o choque é eminente.
Vá de bike – Veja as vantagens de andar de magrela
Quem pedala ganha mais – Governo dá bônus a quem vai trabalhar de bike
Já que ninguém se separa do celular, principalmente enquanto dirige, talvez utilizá-lo para promover um trânsito mais seguro não seja uma ideia tão louca assim.
Segundo dados de 2013, a cada dois dias um ciclista morre no trânsito em São Paulo. Todos os dias, nove usuários de bicicleta são internados na capital paulista. Imaginando que a cena se repita com maior ou menor frequência no Brasil e no mundo, é impossível calcular a tragédia que um simples passeio pode se tornar.
Para tentar pacificar a zona de guerra que se transformou o trânsito nas grandes cidades, o app Bike Shield cria uma comunicação entre bikes, carros e motos. Utilizando o GPS do smartphone de ciclistas e motoristas, o aplicativo “avisa”, através de alarme sonoro, quando os veículos se aproximam demais. O aviso chega de 10 a 15 segundos antes de a bicicleta ser avistada pelo motorista do carro ou moto.
O aviso não chega para quem está de bicicleta, para não tirar a atenção de quem a está guiando. Mas o ciclista pode consultar o programa para conferir as rotas mais seguras, bem como os caminhos onde têm mais carros cadastrados circulando.
Para o esquema funcionar, o ideal é que todos no trânsito tenham o app instalado em seus smartphones. Para incentivar que cada vez mais pessoas o utilizem, o aplicativo é gratuito.
Confira a seguir o vídeo que antecipa o lançamento de Bike Shield.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.