Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Pescados são ricos em aminoácidos não essenciais, isto é, que não são produzidos pelo organismo. E têm muita proteína e ômega 3. Ou seja, comer peixe é bom demais. Já comer peixe bom é outra história. Isso porque duvido sempre da qualidade do pescado e, ainda mais, de sua origem.
A pesca é uma atividade interessante. Há milênios alimenta o homem, que não faz nada a não ser colher o fruto do mar. Saudável como ele só, o antes abundante peixe está ameaçado. Espécies desaparecem e, as poucas que restam, caem vítimas de pesca predatória.
Porém, existe um jeito de comer peixe com a consciência um pouco mais tranquila. Basta observar se eles vêm de fontes sustentáveis. Uma boa ajuda pode vir dos aplicativos para celular. Nos Estados Unidos, o Aquário de Monterey (Califórnia) lançou o app Seafood Watch – baixe gratuitamente aqui. Basta acionar para que o aparelho descubra sua localização. A partir daí, você fica sabendo quais espécies pode encontrar no mercado, dicas para checar se está fresco e, principalmente, quais espécies são pescadas de maneira sustentável, ou seja, frutos do mar que tenham sido pescados ou cridos em condições que não prejudiquem o meio ambiente.
Graças à contaminação de algumas espécies muito populares, como o salmão, as informações são muito bem-vindas. Ainda não encontrei um semelhante que recomende espécies aqui no nosso oceano Atlântico, portanto useo-o em viagem ou por curiosidade sobre este alimento ameaçado, diverso e maravilhoso.
A Organização Mundial da Saúde recomenda uma média de 12 kg por pessoa por ano. Isso equivale a duas porções semanais. O bom é saber que esta meta está próxima de ser alcançada. Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, a média por habitante/ano no Brasil alcançou 11,17. E você, come muito peixe?
Aproveite a ideia para fazer uma de minhas receitas. Ou logo duas. A primeira pode ser a de linguado com espaguete de legumes. Em outro dia da semana, experimente o mesmo peixe com banana da terra grelhada e compota de tomates, uma delícia light, nutritiva e muito consciente.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.