A doença das redes sociais

Conferir as redes sociais não nos ameaça apenas com tropeços pelas calçadas ou encontrões no shopping. Os danos podem ser piores. Cuidado: médicos alertam para o perigo do “pescoço de…

Tempo de leitura: 3 min.

Conferir as redes sociais não nos ameaça apenas com tropeços pelas calçadas ou encontrões no shopping. Os danos podem ser piores. Cuidado: médicos alertam para o perigo do “pescoço de internet”.

Leia mais:

Detox digital – Desligue o wi-fi e conecte-se na vida
Fuja das redes antissociais – A vida está lá fora

O gesto de baixar a cabeça dobrando o pescoço enquanto se mantém a postura semi-ereta está mudando o corpo de quem é viciado em navegar pelas redes sociais com seu smartphone.

O uso de aparelhos mobile (também tablets, mp3 players e e-readers) afeta principalmente as primeiras vértebras da coluna cervical. Os sintomas deste mal moderno, chamado em inglês de “text neck” (literalmente “pescoço de texto”) são dores de cabeça, pescoço e braço, podendo evoluir para artrite.

Para tentar resolver esta situação, o quiropata americano Dr. Dean Fishman criou um aplicativo, chamado Text Neck Indicator. Depois de instalado, ele mostra no visor do celular se você está segurando o aparelho da maneira correta. Se a luz vermelha acende, basta corrigir a postura e o ângulo de visão para que fique verde.

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para usuários de aparelhos Android. Para baixar gratuitamente na loja Google Play, clique aqui. Quem usa iPhone tem que se policiar pelo instinto, ou aviso dos amigos, antes que seu pescoço “quebre”.

Se você já sente os sintomas, talvez seja melhor encarar um detox digital de uma vez – ou até que as dores passem. Reavaliar sua relação com a tecnologia e as amizades virtuais pode ser uma boa.

Confira a seguir vídeo que demonstra o problema e o uso do aplicativo.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também