Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Parece até lenda: elas vêm do fundo do mar para ajudar você a perder barriga. São as algas marinhas, uma fonte abundante de nutrientes e antioxidantes que estamos deixando escapar. Saiba mais sobre as baixas calorias que vêm das profundezas.
Há muito tempo sabemos, mas não dá mais para ignorar.
Algas marinhas, conhecidas como os vegetais do mar, estão entre os mais ricos em nutrientes do mundo – e são extremamente baixos em calorias.
Consideradas um dos alimentos mais saudáveis do planeta, as algas comestíveis contêm grandes quantidades de fibras, o que ajuda a saciar mais a fome e controlar o apetite, contribuindo para se comer menos e emagrecer.
Ela conta ainda com sais minerais, fornecendo também vitaminas A, C e do complexo B.
Estudo da Newcastle University comprovou que algumas das espécies que habitam os cardápios orientais reduzem o açúcar do sangue, ajudando da redução do peso.
Isto se deve à presença do sitosterol, um esterol que controla naturalmente o colesterol.
E do iodo, que faz ativar a tiroxina, um hormônio produzido na glândula tireóide, que reduz os lipídios no sangue.
Existem diversos tipos de algas. A maioria é chamada pelo nome oriental, já que chegaram até nós por influência da culinária japonesa.
E é surpreendentemente fácil contar com este poder nas refeições. Aos poucos, experimente os diferentes tipos e delicie-se.
Conheça alguns tipos:
Wakame: Muito usada em sopas (como a sopa de missô) e saladas, é uma alga com sabor adocicado.
Kombu: É muito usado em sopas e comido fresco no sashimi, usado como aperitivo quando comprado em salmoura ou utilizado para fazer molhos.
Nori: É o nome dado às folhas de algas usadas para envolver o peixe e o arroz no sushi. É constituído por diversos tipos de algas, mas geralmente são algas marítimas esverdeadas ou avermelhadas do gênero porphyra. Confira a minha receita de omelete de claras com chips de peito de peru que levam esta alga.
Ágar-ágar: De aspecto esbranquiçado, em pó ou como tiras secas, é usado pela indústria como espessante e pode ser utilizada em casa precisamente para esse efeito, em gelatinas ou outras sobremesas.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.