Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Começar uma dieta é uma coisa – manter-se nela são outros quinhentos. Já vimos que 95% de nós sucumbe aos mesmos quilos de antes do começo, e olha se não vêm alguns a mais! E se, para emagrecer, você só precisasse de uns tapinhas?
A ilustração acima é divertida e foi utilizada para chamar sua atenção.
Afinal, já estamos calejadas pelas tentativas e erros das dietas frustradas.
Por isso, o tapinha de que estou falando é bem levinho. E não é apenas um.
O método criado pela autora Jessica Ortner envolve vários deles, com a promessa de controlar a ansiedade, a verdadeira inimiga da boa forma.
No livro, Tapping For Weight Loss (algo como “Dando tapinhas para perder peso”), que está na lista dos mais vendidos pela Amazon nos Estados Unidos, Jessica coloca o controle da compulsão na ponta dos seus dedos.
Sem restrições severas nem receitas mínimas, a obra aponta que a saída para a perda de peso passa pelo equilíbrio emocional.
Isso porque o alto nível de stress libera cortisol na corrente sanguínea.
E é a elevação deste hormônio que aumenta nossos depósitos de gordura, principalmente na região abdominal.
Para piorar, o corpo “pede” açúcar, seja na forma de doces ou de carboidratos, na tentativa de combater este efeito físico.
A saída seria, então, executar regularmente uma pequena massagem corporal, focada principalmente na área do rosto e pescoço, através de pequenos toques repetitivos.
Estes toques devem ser dados em pontos-chave do corpo, chamados pelos praticantes de acupuntura de meridianos, e estão basicamente no queixo, têmporas, testa e colo.
Segundo estudo da Harvard Medical School, o estímulo destes pontos reduz a atividade da amígdala, a glândula produtora do cortisol.
Testes feitos com 89 mulheres, que praticaram a massagem dos tapinhas por 15 minutos ao dia, perderam um quilo por semana, sem nenhuma mudança no regime.
E mantiveram a marca por até seis meses depois.
O controle do stress, associado a uma alimentação mais leve e à pratica de exercícios, é a fórmula deste método, que está conquistando milhares de americanos.
E parece que funciona.
A autora com seu livro, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil
Assista no vídeo a seguir a uma breve demonstração do método (em inglês).
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.