Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Por essa você não esperava. Estudo prova que o tempo que descansamos a cabeça no travesseiro influencia no tamanho do cérebro. Quanto menos sono, mais fracos das ideias ficamos.
Despertando para os problemas do sono – Como funciona o relógio biológico
Dormir no frio emagrece – Quando baixa a temperatura, cai o nosso peso
A pesquisa, feita pela Universidade de Oxford (Inglaterra), avaliou 147 adultos, com idades entre 20 e 84 anos. 35% deles tinham problemas em dormir.
Com imagens de tomografia computadorizada realizada em dois momentos, os cientistas analisaram a relação entre a insônia e o tamanho do cérebro dos voluntários. O primeiro exame foi realizado antes dos participantes responderem a um questionário sobre seus hábitos noturnos. O segundo foi feito, em média, três anos e meio depois.
Os pesquisadores descobriram que os insones registraram declínio mais acelerado no tamanho do córtex e hipocampo, durante o período entre os exames. Os resultados foram mais significativos nos participantes com mais de 60 anos. O cérebro menor provoca perda de memória.
Os pensadores já declararam: hoje testemunhamos o fim da noite. Nesta época em que a internet e os serviços 24 horas nos ocupam o tempo todo, sofremos o problema do “junk sleep“, um sono em etapas que pode estar acabando com a sua forma e disposição.
E não só isso. Falta de sono desregula o metabolismo, influenciando no peso; reduz a imunidade e pode causar problemas cardiovasculares.
Talvez trocar o travesseiro ajude. Quem sabe encarar uma refeição leve antes de ir para a cama. Ou tentar a meditação. Ou seja, dormir bem só faz bem. Portanto, desligue agora esta tela azul e já para a cama!
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.