Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
A guerra acabou? Em Londres, uma nova batalha está só começando. Projeto quer converter antigos abrigos antiaéreos em hortas para abastecer a cidade com hortaliças frescas. Esta causa vale o combate.
A partir de 1940 e diante da ameaça real de ataques aéreos, os ingleses começaram a construir grandes abrigos subterrâneos. Em 1944 eles estavam prontos, mas não foram suficientes, e a capital britânica foi coberta pelos escombros. Depois da derrota de Hitler, ficaram esquecidos. Ou quase.
De olho nos 10 mil metros quadrados de túneis e abrigos 30 metros abaixo da terra, com temperatura média de 16ºC, um projeto começou a brotar. A iniciativa, chamada Growing Underground, já está colhendo os primeiros frutos, ou melhor, as primeiras folhas, de uma enorme horta que visa abastecer a cidade de alimentos frescos e acessíveis.
Longe do sol, a horta é feita pelo método hidropônico, em que as plantas crescem sendo nutridas com água e minerais, enquanto são constantemente iluminadas por lâmpadas LED. Tudo isso com emissão de carbono zero. E toda a operação utiliza 70% menos água que uma plantação normal. Ou seja, além de aproveitar espaços ociosos, a colheita é ecologicamente correta, eliminando sua “pegada” – como vimos em matéria anterior.
A agricultura de poucas espécies e em larga escala, como arroz e soja, é responsável pelo consumo de um terço do oxigênio do planeta. E sua produção consome grande parte de energia, combustível, água e, claro, terra. Além de colocar a saúde à mesa, a fazenda subterrânea oferece produtos que não precisam ser transportados por grandes distâncias, e ainda sem agrotóxicos.
Próxima a se tornar realidade, a experiência ainda está sendo conduzida em escala experimental. O projeto está recolhendo recursos de forma colaborativa, através da estratégia de crowdsourcing. Vivendo em uma grande cidade, como São Paulo, adoramos a ideia. Afinal, já estamos há muito tempo na guerra pela boa alimentação.
Manjericão: é assim que a produção está sendo comercializada
A 30 metros abaixo da terra, a horta cresce de forma hidropônica
Os abrigos em plena guerra: refeição sob bombardeio alemão
Asssita ao vídeo que apresenta o projeto.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.