Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Não vale o que consta no RG. Talvez você esteja vivendo na pele de outra pessoa. E mais velha. Maus hábitos e alimentação inadequada mudam o metabolismo e o resultado… está na cara. Calculadora ajuda a checar a idade da sua saúde.
Será que você está envelhecendo como deveria? Com a calculadora de idade online Vitality Age, é possível descobrir. Desenvolvida pela seguradora britânica PruHealth, o programa baseia-se em um algoritmo criado a partir de 5 mil estudos científicos. E o que ela revela é chocante. É possível que uma pessoa de 30 anos apresente uma idade biológica de 50!
Onde a calculadora foi lançada, na Inglaterra, a descoberta foi a de que 20% dos súditos da Rainha, dentre os economicamente ativos, apresentam uma idade corporal oito anos mais velha que sua idade cronológica. O pior são aqueles que se encontram em “negação” – simplesmente dois terços da população, que acham que estão em forma, e por isso não se cuidam.
Os principais fatores que nos envelhecem antes da hora são a falta de atividade física, o estado de espírito, alimentação inadequada, fumo, álcool e estar acima do peso ideal. Veja este exemplo. Para um homem de 50 anos que tenha 1,75m, pese 83 quilos e faça exercícios moderados (uma caminhada quatro vezes por semana), tenha uma dieta equlibrada, beba uma cerveja toda noite e esteja relativamente feliz, a idade de seu corpo será 56 anos. Mas, se o mesmo homem tiver pressão alta e colesterol elevado, esta idade salta para absurdos 63 anos. O contrário também acontece. Principalmente entre atletas. O ex-atleta Sebastian Coe, 57, tem a idade vital de 54 anos. E a medalista olímpica Jessica Ennis, com 27, apresenta um corpo de 23 anos de idade.
É verdade que, hoje em dia, as pessoas vivem mais. O problema é que se trata de uma vida mais longa e mais propensa a doenças. Para, literalmente, recuperarmos o tempo perdido, é preciso introduzir mudanças nos hábitos cotidianos. Por pequenas que sejam, já fazem efeito. Que tal uma colher a mais de salada hoje, só para começar?
Diagnósticos e indicações não substituem médicos, apenas ilustram os males e benefícios de nossos hábitos
São considerados os fatores como peso, prática de exercícios, hábitos alimentares, nível de felicidade e outros
A boa notícia é que a calculadora também diz o que é necessário fazer para reduzir a idade do corpo
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.