Linhaça: aliada da saúde e da perda de peso

É comida de passarinho, sim. Mas, se você quiser ficar levinha e cantando feliz como eles, considere esta inclusão no cardápio. Grãos e sementes ajudam na perda de peso. Dentro…

Tempo de leitura: 4 min.

É comida de passarinho, sim. Mas, se você quiser ficar levinha e cantando feliz como eles, considere esta inclusão no cardápio. Grãos e sementes ajudam na perda de peso. Dentro todos, o destaque é a linhaça.

Mesmo pequena, é funcional e traz enormes contribuições para ter uma vida mais saudável e eliminar uns quilos a mais. É a linhaça, também conhecida como um superalimento. São vários os estudos que apontam seus benefícios. Em um dos mais recentes, da Universidde de Harvard (Estados Unidos), participantes que consumiram entre três e quatro colheres da semente perderam 37% a mais de peso que o grupo que não consumiu a semente.

Por ser rica fonte de fibras, ela sacia a fome, nos ajuda a controlar o apetite ao longo do dia e contribui para reduzir o armazenamento de gordura, principalmente na região abdominal. E com seu arsenal de ômega3, ainda ajuda a combater inflamações e diminuir a celulite, além de colaborar para acabar com a retenção de líquidos e com o inchaço. Além dos benefícios para emagrecer, esse grão também proporciona mais saúde, ao melhorar o funcionamento do intestino. E faz bem ao coração, por melhorar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol.

Como consumir a linhaça?

Você vai encontrar nos mercados naturais dois tipos de linhaça, a dourada e a marrom. Do ponto de vista nutricional, são iguais. É na casca que se concentram seus benefícios, proteínas, vitaminas e minerais. Para aproveitar bem os nutrientes, é melhor consumi-la na forma de farinha, que é possível comprar pronta. Mas, para não haver perda de nutrientes, o ideal é triturar as sementes na hora em que for usar.

A linhaça pode ser consumida com iogurte, usada em sucos (clique para ver as receitas), em bolos (clique para ver as receitas) e outros alimentos. E também em receitas um pouquinho mais elaboradas, como o meu delicioso hambúrguer – confira aqui a receita. Mas a dica é incluir aos poucos na alimentação. No início, consuma uma colher de sopa três vezes na semana. Quando seu intestino estiver adaptado, passe para uma colher por dia, depois para duas ou três. Até aí, chega: em excesso, a semente da linhaça pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes fundamentais ao organismo.

Para saber sobre a ajuda de outros grãos, veja aqui sobre o teff e a quinoa.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também