A mãe de todas as corridas

Católicos vão à Roma. Muçulmanos, à Meca. E os devotos das corridas de rua? Para aqueles que colocam apelidos nas bolhas dos pés e amarram os tênis antes de beijar…

Tempo de leitura: 6 min.

Católicos vão à Roma. Muçulmanos, à Meca. E os devotos das corridas de rua? Para aqueles que colocam apelidos nas bolhas dos pés e amarram os tênis antes de beijar as crianças, o destino é Eugene, no Oregon! Maratona na chamada “Track Town” será em julho.

Leia mais:

Minha primeira corrida de rua – Guia fácil para você estrear com brilho
20 minutos para mudar a sua vida – Veja o LIT (Lucilia Intensive Training)

Este solo é sagrado.

A pista de atletismo da Universidade do Oregon (Estados Unidos), chamada Hayward Field, é um lugar mítico para quem ama correr.

Aqui, o técnico Bill Bowerman lançou o livro Jogging que, em 1966, “inventou” a corrida de rua, contagiando todo o mundo.

Aqui, ele colocou à prova os tênis que fazia na cozinha de casa, derretendo borracha sobre a máquina de waffles da esposa. Simplesmente, os primeiros Nike.

Aqui, seu pupilo, Steve Prefontaine, o James Dean do mundo das corridas, fez sua fama e cruzou a fita da história, para deixar saudades – e muita inspiração.

Aqui acontecem as seletivas para escolher os atletas da equipe dos Estados Unidos a cada ciclo olímpico.

Pois aqui também é a chegada da Maratona de Eugene que, tanto pelo simbolismo quanto pela perfeição na organização, é considerada a “Melhor das Melhores”. O “festival” começa na sexta, 25 de julho, com a abertura da Expo, onde os participantes podem retirar seus kits e conhecer as novidades e lançamentos do universo running.

No sábado, acontece o Campeonato Mundial Júnior de corridas na pista. E, finalmente no domingo, 26, acontece a largada da prova, em cujo percurso também é disputada uma meia maratona.

Curtiu? Então, prepare-se. Não há voo direto para o Oregon. Acredite se quiser, a maneira mais fácil e barata de chegar até o destino é pelo Canadá, via Vancouver. De lá parte o Amtrak Cascades, trem que faz a parada final em Eugene. Ou seja, tem que ter disposição de encarar a prova, antes mesmo dela começar.

Mas o passeio vale a pena. O trem margeia a costa oeste dos Estados Unidos, as pessoas são extremamente amigáveis, o clima é uma delícia e as paisagens são lindas.

Esta dica é nossa. Compartilhe em primeira mão, para animar os amigos ou o maridão já para as próximas férias.

Gosta de corridas? Já falamos da maratona mais bonita do mundo, sobre o segredo dos quenianos e até sobre a corrida do chocolate. Conheça!

A melhor corrida do mundo Maratona de Eugene

Eugene recebe de braços abertos (e hotéis lotados) corredores de todo o mundo

A melhor corrida do mundo

A emoção de cruzar este portão tira o fôlego, a poucos metros da linha de chegada

A melhor corrida do mundo Steve Prefontaine

Além do bigode, um estilo inconfundível: Steve Prefontaine, de Eugene para as Olimpíadas

A melhor corrida do mundo

Dedicação ao produzir em casa os tênis de seus atletas – foi assim e aqui que que nasceu a Nike

A melhor corrida do mundo

Definitivamente, essa não é para qualquer um

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também