Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Para cada atividade, uma alimentação adequada. A duração, a regularidade e o tipo de exercício que você pratica tem uma relação direta com as suas necessidades nutricionais. Como atingir esta meta?
Uma das maiores preocupações de quem leva um estilo de vida fisicamente ativo é sobre a alimentação ideal. A verdade é que ela não existe. A pergunta seria melhor formulada se fosse feita no plural.
Isso porque cada pessoa é única. Ou seja, de olho nos resultados, as recomendações mudam caso a caso, sendo aconselhável o acompanhamento nutricional individualizado. Entretanto, é possível mapear, pelos hábitos alimentares adotados, alguns padrões que valem a pena investigar.
Antes do treino, por exemplo, a refeição deve ser leve. Nada de se empanturrar pensando em energia, o que pode causar mal-estar. Um snack ligeiro (por exemplo fruta ou torrada com geleia light) é a opção. Algumas pessoas sentem que o início de uma fominha é o momento ideal para iniciar o treino, outras não toleram mais do que alguns minutos de exercício intenso se o estômago começa a roncar. O autoconhecimento e “confiar nos sinais do corpo” são sempre os melhores conselheiros.
Em modalidades curtas e de maior intensidade, como musculação, é preciso garantir o aporte de proteínas, que podem ser obtidas através de alimentos como carne, peixe, tofu, ovos, leite desnatado, aveia com algumas amêndoas ou arroz com lentilhas.
Em exercícios de moderada intensidade e longa duração, como a minha sagrada corrida ou bicicleta, aumentam principalmente as necessidades de carboidratos, que podem ser satisfeitas através de alimentos como os cereais e derivados, massas, arroz, batata, leguminosas, frutas e vegetais.
Em todos os casos, quanto menos processados forem estes alimentos, melhor. Na prática, no café da manhã devemos preferir pães ou cereais integrais. Aqui, cuidar da hidratação é fundamental.
Com o tempo, por tentativa e erro, você vai descobrir quais os alimentos que a fazem sentir-se bem durante o treino. E com os quais você rende mais!
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.