Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Adoro uma exposição. Ainda mais perto de casa. No Museu da Casa Brasileira, aqui no Jardim Paulistano (São Paulo), começa nesta terça a mostra de arquitetura “Harry Seidler: arquitetura, arte e design colaborativo”.
Com a importância que merece, nossa São Paulo é a primeira parada desta megaexposição na América do Sul. A mostra itinerante, que abre nesta terça 11/02 no Museu da Casa Brasileira, celebra os 90 anos do importante arquiteto (na foto, com Walter Gropius), já passou por Estônia, Bulgária, Canadá e Estados Unidos.
Agora, chegou a nossa hora de ver de perto este rico acervo, como modelos arquitetônicos, desenhos e esboços, além de maquetes de esculturas, fotografias, filmes e documentos pessoais de Harry Seidler que, por seus projetos inovadores, é considerado o Oscar Niemeyer australiano. A comparação não é gratuita. Além de projetos famosos do arquiteto, na Austrália e exterior, foram acrescidos documentos e imagens sobre a proximidade entre Seidler e Oscar Niemeyer, revelando a influência do mestre, com quem se encontrou quando trabalhou no Brasil.
“Durante alguns meses em 1948, trabalhei com Niemeyer e observei seu processo criativo, que me pareceu semelhante ao de um pintor ou escultor. Traços, gestos intuitivos, ideias apresentadas de uma maneira que aflige as mentes acostumadas a projetos racionalistas. Mas a suspeita logo some quando posteriormente se percebe como fundamentalmente inatacável é a lógica inerente, a clareza e a plausibilidade estrutural e construtiva de tudo. O talento de Niemeyer nasce, e é parte única integrante do clima, do espírito e imaginário brasileiro”, declarou Harry Seidler (1923-2006).
Depois de São Paulo, a mostra segue para Rio de Janeiro e Vitória, antes de chegar a Sydney e Viena (Áustria). A dica é aproveitá-la ao máximo enquanto estiver por aqui, participando das visitas guiadas, marcadas para os dias 12/02 e 19/03. O agendamento é gratuito, pelo telefone (11) 3032 2499 ou agendamento@mcb.org.br. Vamos?
Harry Seidler: arquitetura, arte e design colaborativo
Abertura: 11/02, terça-feira às 19h30 – Gratuito
Visitação: até 6 de abril (ingressos a 4 reais)
Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Ingresso: R$ 4 / Meia-entrada – R$ 2
Domingos e feriados – Gratuito
Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local
Projeto conhecido como “The Seidler House”: beleza suspensa acima de um penhasco de 330 metros
The Rose Seidler House, feita para seus pais morarem
Obras públicas: Ian Thorpe Aquatic Centre
Vista interna do Ian Thorpe Aquatic Centre
Obra em Viena, na Áustria (Wohnpark Neue Donau)
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.