Fuja das estatísticas

Aí já é crueldade. Enquanto a indústria da moda reduz o tamanho das roupas, a realidade é a de que o número de adultos acima do peso ideal ou obesos…

Tempo de leitura: 3 min.

Aí já é crueldade. Enquanto a indústria da moda reduz o tamanho das roupas, a realidade é a de que o número de adultos acima do peso ideal ou obesos nos países em desenvolvimento – entre eles, o nosso Brasil – quadruplicou em quase 20 anos.

De acordo com estudo do Overseas Development Institute, cerca de um bilhão de pessoas que moram em países como Brasil, China e Índia estão acima do peso. Com o desenvolvimento econômico atrelado ao consumo, não conseguimos imitar a qualidade de vida do primeiro mundo. Mas nossos hábitos alimentares se aproximam dos padrões de países ricos.

Mudanças no estilo de vida, facilidade de acesso a alimentos processados e influências da publicidade levaram a mudanças na dieta. Saíram da lista de compras cereais e grãos, trocados por mais gorduras, açúcar, óleos e produtos de origem animal. O resultado é assustador. O total de adultos com sobrepeso ou obesidade – Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25 – cresceu de 23% para 34%. Em números absolutos, isso representa um salto de 250 milhões de pessoas em 1980 para 904 milhões em 2008.

Podemos ver este cenário à nossa volta. Na América Latina, o aumento chegou a 58% da população. Como comparação, a América do Norte ainda reúne o maior número de adultos com excesso de peso (70%). Nossa proposta é: fuja das estatísticas. Acompanhe nossas matérias e receitas para tomar uma atitude. Enquanto todos rumam em direção à regra, queremos ver você inspirado pela exceção.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também