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Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Eu incentivo o uso das bicicletas pelos melhores motivos possíveis. Esta engenhoca proporciona não só a boa forma, mas também eleva o astral. E, ainda por cima, em condições seguras, alivia o trânsito. Agora, está sendo lançada uma que ajuda a subir as ladeiras
Hoje, a minha São Paulo tem 63 quilômetros de ciclovias. Infelizmente, é muito abaixo de outras metrópoles, como Berlim (750 km), Nova York (675 km) e até a vizinha Buenos Aires (130 km). Ou seja, onde a via não é sinalizada, a convivência entre os veículos precisa ser trabalhada. Nos locais mais difíceis, outras coisas trabalhadas são os músculos. Até que surgiu a Superpedestrian.
Desenvolvida em parceria com o laboratório tecnológico americano MIT e a Copenhagen Wheel, a engenhoca é mais que uma simples bicicleta elétrica. A invenção desta roda traseira, que pode ser adaptada a quase qualquer modelo, acumula a energia das freadas e das descidas em baterias de lítio. Quando o sistema, conectado ao celular do ciclista, entende que a força dos pedais foi reduzida (por exemplo, diante de uma ladeira), um motor interno é acionado.
Com o Superpedestrian, a bike é capaz de rodar 50 quilômetros apenas com a força da bateria. Os primeiros modelos já podem ser encomendados, no esquema de pré-venda, por cerca de 1.600 reais (sem o frete).
Assista a seguir um vídeo que demonstra a invenção.
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