A pílula contra a fome

Imagine uma simples pílula que destrói o apetite, que pode ajudar não só você a emagrecer, mas a milhões de pessoas a combater a obesidade. Pesquisa do Imperial College London…

Tempo de leitura: 4 min.

Imagine uma simples pílula que destrói o apetite, que pode ajudar não só você a emagrecer, mas a milhões de pessoas a combater a obesidade. Pesquisa do Imperial College London aponta o caminho para regular o apetite através da ciência.

Estudo do Imperial College London afirma que crise de obesidade que vivenciamos, em especial na Inglaterra, está ligada à falta de fibra na alimentação. Na terra da Rainha, cerca de 70% dos homens e 60% das mulheres estão com Índice de Massa Corporal acima do recomendado – para saber a sua própria situação, calcule aqui seu IMC.

Parece que, com uma dieta pobre em fibras alimentares, estamos perdendo os benefícios do acetato, a molécula “antiapetite”. O estudo analisou seus efeitos, administrando a cobaias um carboidrato chamado inulina, presente nas fibras de vegetais como a chicória, por exemplo. O acetato é liberado no corpo quando o processo de sua digestão acontece, através da ação das bactérias que vivem no cólon, a maior porção do intestino grosso. Nesta etapa, o cérebro recebe um sinal que devemos parar de comer.

Identificada a molécula e sua atuação, que é produzir carboidratos fermentados no intestino, a próxima etapa do trabalho é criar uma maneira de ativá-la de maneira segura. Isso porque o acetato permanece ativo por pouco tempo. Prolongar sua atuação significa criar uma maneira de “enganar” o organismo, já que, na hipótese de se utilizar um medicamento, não haveria alimento sendo digerido. Ou seja, a ideia é aproveitar os benefícios do acetato sem ter que comer – e digerir – uma árvore inteira.

O estudo, publicado na revista Nature Communications, promete o controle do apetite para um futuro próximo. Para criar a pílula contra a fome, somam-se à pesquisa do Imperial College quase uma dezena de instituições científicas respeitadas, como University of Reading, Scottish Universities Environmental Research Centre e o Instituto de Investigaciones Biomédicas de Madrid.

A pílula ainda está em estudos e não existe. Mas fica a dica para o uso de alimentos ricos em fibras como aliados do combate a gula para controlar a fome. Conheça também alguns alimentos que ajudam a saciar o apetite como a linhaça, as algas e a lentilha. Veja ainda alimentos que auxiliam a reduzir a vontade de comer doces.

 

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também