Por que produzimos gases?

A explicação científica de como um alimento se converte em gases pode parecer esquisita. Isso depende das palavras escolhidas – ou a ausência delas. Em uma animação “fofa”, podemos entender…

Tempo de leitura: 3 min.

A explicação científica de como um alimento se converte em gases pode parecer esquisita. Isso depende das palavras escolhidas – ou a ausência delas. Em uma animação “fofa”, podemos entender o que ninguém gosta de conversar.

Leia mais:

O invisível sinal da boa saúde – São estes os sinais de que está tudo bem
O selo das vacas limpas – Um desastre ecológico que começa no seu prato

Já vimos que gases significam uma coisa saúde do organismo. A maior parte é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados pelas bactérias que ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.

Muitas pessoas pensam que produzem gases em excesso, quando na verdade elas têm quantidades normais. A maioria de nós produz aproximadamente 0,5 a 1,5 litros/dia. E os elimina aproximadamente 14 vezes do acordar ao dormir – e até durante.

A explicação é científica, mas não precisa ser chata. E, muito menos, deselegante. Com esta animação a seguir, criada com ilustrações de Rami Niemi, não é. Produzida pelo estúdio canadense Giant Ant, podemos ver em um minuto, até de maneira “fofa”, “Como um feijão se torna um peido”.

Confira a seguir como o processo é natural e simples.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também