Quem pedala ganha mais

Bicicleta é tudo de bom. Melhor para quem usa como meio de transporte além do lazer. Seja de casa para o trabalho ou nos finais de semana, o importante é…

Tempo de leitura: 4 min.

Bicicleta é tudo de bom. Melhor para quem usa como meio de transporte além do lazer. Seja de casa para o trabalho ou nos finais de semana, o importante é ser amigo de sua bike. É possível até lucrar com isso.

Leia mais:

Saúde no lucro – Quem malha tem melhores taxas no banco
Vá de bike – Veja e compartilhe os benefícios da bicicleta para a saúde

O exemplo vem da França, onde cerca de 17 milhões de pessoas usam bicicleta pelo menos uma vez por semana. Destas, três milhões preferem a bike para ir e voltar ao trabalho. Lá, está sendo finalizada a implantação de programa que vai pagar quem utilizar a bike com essa finalidade.

Para promover a saúde da população, atuar nos problemas do trânsito e ainda aliviar os índices de poluição do ar, o governo pretende que esse número aumente em pelo menos 50%. E o convencimento é pelo bolso.

O programa já conta com a adesão de 20 empresas de grande porte, totalizando mais de 10 mil funcionários. Todos que se comprometerem a ir e voltar de bicicleta, vão ganhar entre 21 e 25 centavos de euro (cerca de R$ 0,75) por quilômetro percorrido. No país europeu, a distância média dessa viagem é de três quilômetros e meio.

Na Europa, iniciativas como essa já são adotadas em outros países. Alguns oferecem redução de imposto, outros dão apoio financeiro para compra da bicicleta, e outros adotam o mesmo sistema de pagamento por quilômetro percorrido. Entre eles estão Dinamarca, Alemanha e Bélgica. Sem esquecer a Holanda, país onde só 13% da população tem carro e que tem um dos maiores índices de ciclistas: em torno de 25% das pessoas que vão de casa para o trabalho fazem isso de bike.

Por aqui, o incentivo ao estilo “bike friendly” também tem tido bons resultados. Para ajudar, a minha São Paulo já conta com 63 km de ciclovias e mais 120 km de ciclofaixas liberadas nos domingos e feriados. Quem sabe se as empresas incentivarem o uso, podemos contar mais, além da remuneração financeira, com o lucro de praticar uma atividade física saudável.

Quem pedala ganha mais

Incentivo: quase um real por quilômetro percorrido de casa para o trabalho

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também