Soja preta, um samurai contra a gordura

A soja é um alimento poderoso. Imagina vestida de ninja! Rica em proteínas e antocianinas, a soja preta possui um extenso arsenal para o combate ao peso extra. Pesquisas indicam…

Tempo de leitura: 4 min.

A soja é um alimento poderoso. Imagina vestida de ninja! Rica em proteínas e antocianinas, a soja preta possui um extenso arsenal para o combate ao peso extra. Pesquisas indicam que ela emagrece, reduz o colesterol e muito mais. Experimente o lado negro da força contra a gordura.

Da versão tradicional, conhecemos bem. Há tempos vinda do Oriente, é considerada a “carne vegetal”, pelo alto teor de proteínas.

Mas, segundo vários estudos divulgados recentemente, a soja preta pode roubar a cena. Em um deles, da Universidade Hanyang, na Coreia do Sul, grupo que passou 28 dias consumindo soja preta absorveu 50% menos gordura, em comparação ao grupo que não consumiu – e com redução de 60% do nível do colesterol ruim. Outro, do Departmento de Alimentação e Ciência da Pusan National University, do mesmo país, destaca a atuação das antocianinas.

A pesquisa, publicada na revista da Sociedade Americana de Biologia, coloca o foco neste fitoquímico, responsável pelo pigmento escuro da casca da soja preta.

As antocianinas são capazes de agir diretamente nas células que armazenam gorduras. Além disso, contêm alto teor de fibras, responsáveis em regular as quantidades de açúcar no sangue e pela sensação de saciedade – você fica satisfeita rapidamente e demora para ter fome outra vez.

Como usar o poder da soja preta

black-soybean

Uma saladinha com soja peta cozida, repolho em tiras, pimentão vermelho, cogumelos e gergelim

E agora, vamos ao prato. É possível encontrar a versão negra em grãos in natura. Neste estado, podem ser cozidos al dente para uma boa salada. Você ainda pode fazer com lentilhas, ou incorporar ao arroz selvagem.

E há também na forma de farinha. Esta segunda tem a vantagem de ser prática. Num pequeno pote na bolsa, vai bem em todas as refeições: pela manhã, no cereal ou shake; no almoço, salpicada sobre a salada; para o lanche, na massa de pães e bolos; no jantar, sobre a sopa. Tudo do mesmo jeito que a farinha de beringela. Mas, atenção: a soja deve ser consumida com cautela, devido à concentração de potássio e hormônios naturais. Observe se há contra-indicações em alguma medicação que esteja tomando.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também