Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Presente dos tempos modernos. E de grego! Todos os dias, as mulheres que são mães ganham 200 calorias extras sem fazer nada – e o motivo é esse mesmo.
Não é fácil ser mãe, mas já foi pior. Já vivemos num tempo sem micro-ondas, máquina de lavar nem fraldas descartáveis. Ou seja, para conduzir um lar era um filho num braço e o tanque de roupa suja no outro! Com as facilidades da vida moderna, pesquisa americana revela que as mães de hoje precisam de 200 calorias a menos por dia que em 1965. Sem serem gastas nas tarefas domésticas, para onde você acha que elas vão?
Durante 45 anos, dois grupos foram acompanhados: as mães com filhos até 5 anos e aquelas com filhos até 18. As mães das crianças mais novas fazem 14 horas a menos de exercício por semana, acumulando 225 calorias a mais a cada dia (1.573 por semana). Para aquelas com filhos mais velhos, o acúmulo é de 177 calorias por dia, com menos 11 horas de atividade que antigamente.
A “malhação” envolvia atividades físicas intensas como cuidar das crianças, brincar com elas, preparar as refeições da família, lavar a louça e limpar a casa. Hoje gastam 25% mais tempo ao computador, TV e smartphone que na faxina. Só que o problema não para por aí. Os pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, alertam que este estilo de vida está deixando uma herança perigosa já que, de acordo com a evolução, as crianças correm o risco de desenvolver obesidade e diabetes, entre outras doenças.
Cabe a cada uma tomar consciência e fazer a mudança, para que um novo estilo de vida possa tentar reverter este quadro. Que tal hoje subir pelas escadas? E como não conseguimos desgrudar dos apps, veja como podemos ajudar em matéria já publicada.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.