Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Desnudando-se online? Vestido conceitual revela mais do que deve de quem abusa das redes sociais. Uma reflexão sobre nossa privacidade e a circulação dos dados monitorados pela internet.
Para quem compartilha online os detalhes mínimos de sua vida, a sensação deve ser a mesma. A analogia é a de que expor-se nas redes sociais é desnudar-se publicamente. Esta é a ideia por trás do vestido x.pose, produzido pelos designers Xuedi Chen e Pedro G.C. Oliveira. A criação foi apresentada como trabalho final de curso na New York University (Estados Unidos).
Em sua estrutura, produzida por uma impressora 3D, o vestido apresenta 20 “janelas” feitas com uma membrana eletrônica, ativada via energia elétrica, que muda a aparência de opaca para transparente, de acordo com a atividade na internet de quem o utiliza. Os dados são transmitidos do celular para o vestido via Bluetooth.
Pelo título desta matéria, fico pensando se Nélson Rodrigues não se chocaria mais com a sordidez da sociedade virtual que o contrário. Experimentos como este são mais que válidos, no sentido de questionar sobre o futuro da individualidade e do controle que temos de nossas informações. Você também anda exagerando em se expor na internet? Recomendo um detox digital – confira a matéria aqui.
Produzido por uma impressora 3D, a estrutura do vestido mostra o corpo por painéis eletrônicos
Confira o trabalho no vídeo a seguir.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.