Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Aquele aperto no peito, o olhar distante acompanhado de suspiros… Para você, saudade tem tradução? Em fábula, livro tenta explicar origem da palavra que o mundo todo tenta entender, mas que só existe em português.
Algumas palavras são difíceis de definir – principalmente aquelas que são fáceis de sentir.
Por exemplo, como explicar a “saudade”, palavra que não existe em muitas línguas? Segundo a Wikipedia, quer dizer a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. Mas, será só isso?
Para tentar explicar, o escritor Cláudio Hochman, junto com o ilustrador João Vaz de Carvalho, lançaram o livro Saudade, um conto para sete dias, que a Companhia das Letras agora traz ao Brasil.
Esta história, que se passa “num país nas lonjuras do mundo”, apresenta o rei mais sábio que já habitou a Terra. Ele conhece todas as línguas e, a cada semana, lança um desafio a seus súditos: quem apresentar uma palavra que ele desconheça, terá todos os seus desejos atendidos.
A uma dessas audiências comparece um personagem (muito parecido com o escritor Fernando Pessoa) que quer saber o que é a “saudade”.
Sem conseguir responder, o rei pede uma semana para descobrir. Ao fim dos sete dias, ele aprende na pele o significado e, mais importante, que há coisas que podemos sentir, mesmo que não haja palavras para elas.
O livro foi premiado com o Award of Excelence 2012, da revista Comunication Arts, e ganhou selo de recomendação do governo de Portugal para leitura nas escolas.
Fica como nossa dica para presentear as crianças – de todas as idades!
A pergunta é apresentada
O rei pesquisa a palavra em todos os dicionários
Para entender o significado da “saudade”, o rei sai em viagem
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.