A cor dos aromas

A imaginação trabalha muito, e de modo diferente, quando o assunto é a sinestesia. A mistura da visão com o olfato pode oferecer comparações curiosas. Para você, qual é a…

Tempo de leitura: 3 min.

A imaginação trabalha muito, e de modo diferente, quando o assunto é a sinestesia. A mistura da visão com o olfato pode oferecer comparações curiosas. Para você, qual é a cor dos aromas?

Leia mais:

A dieta da pílula – Pholia Roja é faixa preta no emagrecimento
Dormir nua faz perder peso – Sem roupa é bem melhor

Ligar a cor vermelha ao cheiro de morangos é fácil – afinal, esta é mesmo sua cor. Mas qual seria a tonalidade de um, por exemplo, perfume?

Estudo da Technical University of Dresden Medical School (Alemanha), publicado no site científico PLOS One, encontrou respostas bem distintas, entre pessoas de diferentes origens. Foram analizados 14 aromas, para os quais foram apontados 36 cores.

Algumas associações foram mais evidentes. Aromas frutados foram “vistos” como sendo variações de vermelho, cheiros de vegetais foram classificados com tons verdes, e odores de fungos foram entendidos como marrons e laranjas. Enquanto para a maioria dos povos entrevistados, o cheiro de sabão ganhou a classificação de tons pastel, alemães e chineses o entenderam como cinza-escuro.

Já para outros aromas foi mais difícil chegar a um consenso. O cheiro de plástico ganhou classificações entre todas as cores – a maioria o associou a cores escuras, enquanto para alemães e holandeses ele estava mais para os luminosos tons de rosa e laranja.

As diferenças de opiniões entre as culturas estudadas foram atribuídas a hábitos alimentares distintos, entre outros padrões sociais.

E você, já pensou qual seria a cor de seu perfume favorito?

A cor dos aromas

Confira a classificação oferecida por chineses, holandeses, alemães e malaios

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também