Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Quem vê cara não vê nutrientes. Contra o desperdício de alimentos, rede de varejo francesa faz campanha com desconto em frutas e vegetais fora dos padrões.
Nutrição certa por linhas tortas – Cenouras feias ainda são cenouras
Sopa de legumes – Confira esta receita prática que esquenta e alimenta
Na seção dos vegetais, vemos todos ali, perfilados e organizados.
As frutas são redondas e brilhantes, as folhas têm cores vibrantes e os vegetais são selecionados, um a um.
O que os olhos não vêem é o desperdício sem sentido que este processo proporciona.
Já vimos como a nutrição certa pode vir por linhas tortas.
No Brasil, geralmente 20% de alimentos são jogados fora diariamente.
Segundo a ONU, um terço de todo o alimento produzido no mundo nunca é consumido.
Em um mundo onde mais de 925 milhões de pessoas sofrem com a falta de comida.
Na Europa, 2014 foi eleito o Ano Europeu Contra o Desperdício de Alimentos.
Com este argumento, a rede francesa de varejo Intermarché promoveu o que chamou de “frutas e legumes inglórios”.
Nela, os alimentos imperfeitos, que normalmente seriam jogados fora pelos produtores, foram posicionados com destaque, em gôndolas específicas nos supermercados da rede.
Para reforçar sua venda com 30% de desconto, foram distribuídos sucos e sopas feitos com estes alimentos.
Ao conferir que o gosto e o rendimento eram o mesmo, os consumidores finalmente ficaram convencidos.
O resultado foi surpreendente, tendo aumentado a venda destes itens em 60%.
Estamos tão programados a descartar o que foge dos padrões estéticos que não nos damos conta de que, seja no prato ou na vida, toda forma implica em um conteúdo.
A campanha foi criada pela agência Marcel, de Paris.
E recebeu um Leão de Ouro no Festival de Publicidade de Cannes.
Veja a seguir algumas das peças premiadas.
Alimentos inglórios: batata
“Uma cenoura feia dá uma linda sopa”
Alimentos inglórios: laranja
Com estes limões também se faz uma limonada
Uma destas maçãs faz tão bem quanto qualquer outra
Confira no vídeo a seguir o sucesso da campanha.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.