Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Você já conhece a expressão “olho gordo”. Ela está sempre relacionada à compulsão e ao exagero. É desta combinação que temos a formula do desperdício. Evento global, com escala em São Paulo, coloca em questão o destino dos alimentos – e da falta deles.
Por estarem feios, machucados ou terem formas assimétricas, muitas frutas e verduras fora do padrão comercial vão parar no lixo. O desperdício pode ser observado no chão das feiras, supermercados, em casa e em restaurantes e cozinhas coletivas. No Brasil, os alimentos que têm pouco ou nenhum valor comercial são também chamados carinhosamente de “xepa”.
Para celebrar o Food Revolution Day, vários eventos estão sendo organizados pelos representantes locais do movimento global Slow Food, que luta para que todo alimento seja, em princípio, bom, limpo e justo. Para São Paulo, de 14 a 17 de maio, está programado o Festival Disco Xepa. Entre as atrações, haverá a exibição de filmes e debates para a compreensão do problema e suas soluções.
Ao final, no dia 17/05, será servido um banquete, com receitas feitas a partir de ingredientes vindos do descarte de feiras livres e supermercados. O evento, gratuito, também terá a apresentação de músicos e artistas de rua. Uma ótima dica de passeio pela famosa Vila Madalena, com gostinho de conscientização.
De: 14 a 16 de maio de 2014
Horário: 19h às 21h
Local: Praça Beco do Aprendiz
Rua Belmiro Braga, Vila Madalena – São Paulo
Dia 14.05 “2014, Ano da Agricultura Familiar: O que o Paulistano tem Haver Com Isso?”
Dia 15.05 “Merenda Escolar e a nutrição dos pequenos e das Famílias”
Dia 16.05 “O Desperdício de alimentos e o Consumo Responsável”
Dia: 17 de maio de 2014
Horário: 14h às 21h
Local: Praça Beco do Aprendiz
Comida, Música e Artes
Último dia do Festival
Assista a seguir o vídeo que promove o Disco Xepa.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.