Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Às vezes, encontramos pessoas difíceis de lidar. Podemos estar diante de clássicos narcisistas. Mas, até ter a certeza, é preciso agir com cuidado. A primeira coisa é ter certeza.
A questão pode parecer simples, mas envolveu pesquisadores de três universidades americanas, Universidade de Ohio, Indiana University-Purdue University e Gettysburg College. Foram conduzidos 11 experimentos, que testou 2.200 voluntários, aos quais foi perguntado se concordavam com a afirmação de que eram narcisitas, ou seja, se eram egoístas e vaidosos.
Diante da questão, os participantes deveriam dar uma nota, de 1 (“não corresponde à verdade”) a 7 (“muito verdadeiro”).
Os resultados foram publicados no site de divulgação científica, PlusOne e, embora frutos de um teste simples, corroboraram descobertas de vários anos de pesquisas. Isso porque, segundo um dos coordenadores do estudo, Brad Bushman, professor de psicologia da Universidade de Ohio, narcisistas de verdade não têm problema nenhum em admitir sua condição.
Aparentemente, o número das pessoas que “se acham” só vem aumentando, em comparação com testes realizados entre estudantes universitários em 1979 e 1984. Este é um sinal claro de que as novas gerações são mais egocêntricas que as anteriores.
O problem é social, já que pessoas narcisistas são egoístas e individualistas, só pensam em si mesmas e têm menos propensão em considerar o bem comum. Desta forma, comprometem o bem-estar de todos. Como acham que não podem melhorar, também dificultam uma mudança de comportamento, estando condenadas a conflitos no ambiente de trabalho e familiar.
Da próxima vez que encontrar alguém e tenha esta suspeita, simplesmente pergunte. Afastar-se ou fortalecer os vínculos só vai depender de você.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.