Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Muitas vezes, a tentativa de emagrecer por inteiro é frustrada. Mas, e se você pudesse fazer isso por partes? É o que ensina novo livro, lançado por nutricionista português. Aí está uma abordagem diferente para a dieta que você precisa conhecer.
Emagreça com a dieta cromada – Regule o açúcar no sangue pelo prato
Descubra a dieta ideal – Estudo aponta a dieta perfeita para você
Quantas dietas encaramos dão errado ao final do primeiro mês, até que desistimos de tentar?
Fazemos exercícios e as dietas da moda, mas o pneu que temos na barriga insiste em permanecer. Corremos quilômetros, mas as nossas coxas continuam a acumular gordura. Fazemos abdominais até nos doerem todos os músculos da barriga, mas o nosso abdômen continua inchado.
Isso acontece porque a meta é sempre ambiciosa, e os resultados demoram para aparecer.
Principalmente quando a gordura teima em permanecer intocada, em partes determinadas do corpo.
As coxas, as ancas e os chamados flancos são as áreas mais resistentes nas mulheres, mas a partir do momento em que têm filhos e com as alterações hormonais, o abdômen fica também muito resistente.
Já nos homens, verifica-se uma maior acumulação de gordura na zona abdominal – a chamada “barriga de chope”.
Focando em emagrecer o corpo por partes, e de olho no verão europeu (que começa dia 21 de junho), o nutricionista português Pedro Queiroz está lançando o livro Emagreça Onde Mais Precisa.
Confesso que fiquei curiosa pela abordagem inédita.
Na obra, o especialista como funciona o processo de digestão e absorção alimentar.
“Com este conhecimento passamos depois às combinações alimentares que mais favorecem a perda de peso, com exemplos práticos, que permitem acelerar essa perda em certas zonas do corpo”, explica Pedro Queiroz.
A partir daí, o autor começa a relacionar os principais inimigos de cada zona: sal e líquidos estão diretamente relacionados com acumulação de gordura nas coxas; álcool com o abdômen e os doces com aquela localizada nos flancos.
Na dieta para zonas específicas do corpo, à semelhança do que acontece com as dietas “normais”, não é preciso cortar tudo de forma indiscriminada, até porque cortes drásticos acabam por favorecer carências alimentares e aumentam a ansiedade, o que é perigoso para a saúde e para o objetivo de emagrecer de forma duradoura.
Para quem quer reduzir as gordurinhas da barriga, Pedro Queiroz diz que o ideal é “otimizar as combinações alimentares que favorecem os processos digestivos, não ingerir líquidos à refeição e passar as frutas para refeições intermédias”.
Pensando nos pneus, é preciso ter cuidado com as bebidas alcoólicas e é aconselhável a substituição do leite por iogurtes, acrescenta.
Já para reduzir o volume das coxas e combater a celulite, a principal regra é substituir a água por chá ou infusões e alterar os temperos da comida – em vez de sal, utilizar ervas aromáticas e especiarias. E incluir alimentos que favoreçam todos os processos de desintoxicação.
Os flancos são, segundo o nutricionista, a terceira zona de maior acumulação de gordura no corpo humano e aqui, a regra é reduzir os doces e alimentos que provoquem picos de açúcar no sangue. Assim refrigerantes, bolos, chocolate, suco de laranja e batata devem ser consumidos com cautela.
Com serenidade, Pedro Queiroz afirma que este é um plano simples e prático que pode mudar a sua vida, a sua autoestima e a sua sensação de bem-estar.
A ideia parece ótima.
Infelizmente, o livro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Por isso, se você tem alguma viagem programada para a Europa, planeje uma escala estratégica em Portugal.
Aproveite e confira alguns destaques de minha última passagem pela terrinha – clique aqui.
Capa da edição portuguesa do livro, sem previsão de lançamento no Brasil
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.