Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Sozinho é muito difícil conseguir emagrecer. Eu bem sei, pois foi assim que encarei todo o processo em que perdi 61 quilos. Mas não precisa ser assim. Hoje, várias terapias, antes consideradas alternativas, podem auxiliar na perda de peso.
Uma destas alternativas é a acupuntura. Em artigo publicado recentemente, pesquisadores da Universidade Kyung Hee (Coreia do Sul) mostraram que acupuntura promovida nas orelhas, chamada acupuntura auricular, pode interferir positivamente no metabolismo – e ajudar a pessoa a queimar mais calorias.
No estudo, foram acompanhados 91 voluntários. Divididos em três grupos, cada um testou um de três métodos (com cinco agulhas, com uma agulha e com agulhas removidas logo em seguida – placebo). Em dois meses de sessões semanais, também seguiram uma dieta específica.
Como resultado, entre os que passaram pelo tratamento com cinco agulhas, a perda de peso foi de 6,1% do total do peso do corpo; entre os que passaram pelo tratamento com uma agulha, a perda média foi de 5,7%; e, entre os demais (placebo), não houve perda significativa. Além disso, houve uma redução na porcentagem de gordura corporal, mas apenas entre aqueles que fizeram o tratamento com cinco agulhas.
O alcance da pesquisa foi considerado limitado, em especial por conta da escala relativamente pequena (do total de participantes, inclusive, 24 desistiram). Contudo, considerando resultados de outras pesquisas sobre os efeitos da acupuntura, há motivos para apostar no tratamento como um aliado no combate à obesidade.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.