Engordar é questão de gosto?

Engordar é questão de gostar muito de comida – ou de não estar sentindo o gosto dela. Estudo da Deakin University descobre que pessoas que comem muito podem ter problema…

Tempo de leitura: 2 min.

Engordar é questão de gostar muito de comida – ou de não estar sentindo o gosto dela. Estudo da Deakin University descobre que pessoas que comem muito podem ter problema no paladar ao identificar alimentos gordurosos.

O exagero que testemunhamos à mesa, muitas vezes com olhar de reprovação, pode não ser culpa da compulsão. Estudo divulgado recentemente relaciona a gula insaciável que provoca sobrepeso em milhões de pessoas com um problema de paladar. A descoberta é bem interessante, pois significa que nossa língua é capaz de detectar mais um sabor, além dos cinco conhecidos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Durante a pesquisa, publicada na revista Appetite, cientistas da Deakin University encontraram diferentes níveis de percepção da gordura nos alimentos. É a sensibilidade que faz com que controlemos seu consumo, através da sensação de saciedade.

Nos testes, pessoas com baixa sensibilidade à alimentos gordurosos comeram muito mais durante o almoço que o grupo de controle, mesmo tendo se fartado no café da manhã, poucas horas antes. Isso porque, com esta condição, os sinais de saciedade não chegam ao cérebro. Para estas pessoas, a chave seria a criação de uma terapia, possivelmente através de medicamentos, que venha solucionar esta falta de sensibilidade.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também