Entenda sua compulsão

Seguir dietas, manter-se informada a respeito e buscar emagrecer a todo custo pode ser frustrante. Isso porque, por mais que tentemos, os números da balança não se alteram. É daí…

Tempo de leitura: 3 min.

Seguir dietas, manter-se informada a respeito e buscar emagrecer a todo custo pode ser frustrante. Isso porque, por mais que tentemos, os números da balança não se alteram. É daí que vem a ansiedade. E esta, se não for controlada, pode nos levar ao próximo passo: a compulsão.

Chocolate, salgadinhos, internet, compras… O ambiente contemporâneo parece estimular diversas formas de compulsão. Que, em casos extremos, pode se tornar patológica – ou seja, uma doença. Com uma boa dose de culpa ao final.

É muito frequente que nos recriminemos por nossas ações e desejos. Afinal, parece haver uma defasagem entre o que pensamos e queremos. E entre o que controlamos e aquilo que desejamos de forma irresistível. Só que, satisfeito o desejo, é disparado um ciclo: saciedade, culpa e desejo de novo.

A partir do dia 14/05, curso da série Cultura em Curso, oferecido pela Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (São Paulo), aborda o tema em seis encontros. Como os outros que divulgamos, nestas ocasiões são reunidos professores e especialistas de renome, para apresentar ao público fora das universidades sua visão dos temas mais atuais.

Desejos, compulsões e compras será apresentado pelo professor e psicanalista Pedro de Santi. Aproveite para saber mais sobre o assunto pela perspectiva da psicanálise.

Desejos, compulsões, culpas

Local: Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo
Horário: 20h
Duração: 1h30

14/05

De onde vêm nossos desejos? A formação dos circuitos do desejo na infância.

21/05

De onde vêm nossos limites? O nascimento da consciência moral.

28/05

Inveja, ciúmes e admiração. A dificuldade em atingirmos nossos ideais e a reação ao sucesso do outro.

04/06

A busca pela felicidade na vida adulta: vida afetiva e profissional.

11/06

Cultura contemporânea e fechamento narcísico.

25/06

Cultura contemporânea e compulsividade.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também