Feed mais gordo

A timeline só nos mostra junk food. Podem ser os algoritmos e a publicidade paga do segmento, mas o que fazer quando são as pessoas que escolhem postar cada vez…

Tempo de leitura: 4 min.

A timeline só nos mostra junk food. Podem ser os algoritmos e a publicidade paga do segmento, mas o que fazer quando são as pessoas que escolhem postar cada vez menos alimentos saudáveis?

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Uma nova pesquisa revela que os influenciadores postam mais junk food que qualquer outro tipo de alimento.

O estudo foi feito pela Universidade Médica de Vienna (Áustria).

Nele, os cientistas avaliaram as publicações de seis celebridades digitais alemãs que, juntas, acumulam mais de 35 milhões de seguidores.

As redes sociais analisadas foram TikTok, Instagram e YouTube.

Como resultado, foi encontrada uma predominância de comidas consideradas pouco saudáveis em 75% do que aparecia nos feeds de fotos e vídeos.

Somente 17% do que aparecia nas postagens tinham relação com uma rotina saudável de alimentação.

O consumo dos itens pelos próprios influenciadores também foi alto, que apareceram comendo ou bebendo esses alimentos em 73% dos casos.

“Infelizmente, há pouquíssima regulação do marketing digital de alimentos e bebidas com pouco valor nutricional e, quando há, não é efetiva”.

A explicação é de uma das autoras do estudo, Eva Winzer.

Para ela, é fundamental que os pais ao menos se deem conta de que essas crianças estão expostas a essa publicidade.

“Também é preciso que os pais façam pressão para que ocorra regulação ou restrição desse tipo de divulgação”, complementa.

A recomendação é acompanhar o que as crianças estão assistindo, já que não dá pra dizer que todo conteúdo seja ruim.

Na referida pesquisa, foram avaliadas a exposição de 409 produtos, sendo a maioria de chocolates e sobremesas bastante açucaradas (23%), seguido de refeições processadas (9%).

Com uma ausência de alimentos naturais tão pronunciada como critério, fica mais fácil decidir.

O estudo foi apresentado no Congresso Europeu de Obesidade.

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