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Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Ao utilizar padrões de beleza irreais para perpetuar uma beleza idealizada, a indústria da moda indiretamente provoca traumas e distúrbios alimentares em milhares de pessoas. E agora atrai os holofotes da polícia.
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A campanha da grife de origem italiana Gucci foi veiculada em 2015, na forma de vídeo.
Mas foram as imagens congeladas, divulgadas posteriormente, que alertaram para o que havia sido exibido – e segue sendo, na internet.
Em uma festa onde pessoas muito magras e bem vestidas se divertem, a Advertising Standards Authority (equivalente britânico do Conar) enxergou a presença de modelos anoréxicas.
Recentemente o Legislativo francês aprovou prisão para contratante e multa para agência de modelos com Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 18.
Em um esforço global para combater a divulgação de corpos irreais como padrões de beleza, governos em todo o mundo têm intensificado a vigilância a estes limites.
Pelas classificações da Organização Mundial de Saúde, a faixa normal do Índice de Massa Corporal (IMC) é entre 18,5 e 25.
O IMC das modelos mulheres é considerado “abaixo do peso”, um pouco acima da magreza extrema (IMC 16) e inferior à média de diversos países.
A imagem que mais incomodou os ingleses foi a da modelo Avery Blanchard, de 17 anos.
Em um momento da “festa”, a jovem de estilo “waif” tem tem seu frágil corpo reclinado contra uma parede, onde a pintura parece imitar o ângulo de sua silhueta.
“Consideramos que o torso e braços estavam muito magros e pareciam fora de proporção, em relação à cabeça e porção inferior do corpo”, declarou a ASA em comunicado.
“Como a modelo não parece saudável na imagem, concluímos que a campanha é irresponsável”.
Por este motivo, a ASA recomendou a suspensão das peças relativas à campanha na Inglaterra.
A Gucci respondeu alegando que, se a modelo não parece saudável, trata-se de um assunto subjetivo, já que a modelo em questão tem uma compleição delgada.
A questão é complicada, e compreendo o termo “irresponsável” aplicado à Gucci.
Afinal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, são responsáveis por 20% das mortes entre garotas na faixa dos 15 anos.
E você, o que pensa sobre este assunto?
As imagens polêmicas da campanha, com a modelo Avery Blanchard (à esquerda)
Assista a seguir o vídeo que originou a contestação e condenação da campanha.
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