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Um fator pode ajudar a fechar melhores negócios. Estudo das universidades de Sydney e Nova York revela como decisões financeiras são influenciadas pela intensidade da luz.
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Os gênios dos negócios são admirados por suas brilhantes jogadas.
Neste universo, o aspecto luminoso influencia mais do que poderíamos imaginar.
Aparentemente, a luz no ambiente altera a qualidade e consistência da tomada de decisão financeira.
O estudo foi feito pelas universidades de Sydney (Austrália) e Nova York (Estados Unidos).
Nele foi realizado um experimento com 2.500 pessoas.
Em cada situação as pessoas podiam escolher um prêmio.
Poderia ser o pagamento fixo de cinco dólares ou um sorteio, com a possibilidade de não receber nada.
Ou ainda um valor em dinheiro entre cinco e 125 dólares.
As respostas foram então comparadas com medições de iluminação de uma estação meteorológica próxima.
“Nos dias com maior intensidade luminosa, as pessoas fizeram as piores decisões”.
A explicação é de uma dos autoras, Dra. Agnieszka Tymula.
A iluminação também afetou as atitudes de risco.
Quando o nível de luz era alto, as pessoas foram mais propensas a evitar perdas e serem menos ousadas.
Na escolha entre cinco dólares e uma chance de 50% de receber 20, a maioria assegurou os US$ 5.
No geral, os efeitos não representam grande magnitude.
“No entanto, são consistentes o suficiente para que tenham influência significativa nos mercados financeiros”.
Com estes conhecimentos, você pode usar a descoberta a seu favor.
Se quiser aumentar a chance de alguém investir em um risco, por exemplo, é melhor reduzir a luz.
Ou, se quiser influenciar por uma decisão mais conservadora, marque um almoço ao ar livre.
O estudo foi publicado no periódico científico PLOS ONE.
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