Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Segundo relatório da ONU, por diversos motivos um terço dos alimentos de todo o planeta é desperdiçado. Ao mesmo tempo, quase 1 bilhão de pessoas sofre com a insegurança alimentar. Para sensibilizar-nos sobre a questão, fotógrafo produziu uma série que fala (ou cala) por si só.
Dieta de bandeja – Cada um no seu quadrado
Cortando o exagero – Pratos menores cortam o desperdício
Não importa se o país é rico ou pobre, os números são os mesmos. Também temos a nossa parte. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), o desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia, suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas.
Então, como mostrar o desperdício de um terço de toda a comida do mundo em imagens? O olhar de Klaus Pichler conseguiu resumir toneladas em itens únicos. Mas com uma condição que demonstrasse a não-utilização de algo da pior maneira: através de sua deterioração.
O objetivo foi o de fazer-nos ver que também somos parte do problema, ao conectar o nosso próprio descarte doméstico com as perdas do processo industrial que produz os alimentos globalizados, consideradas ocasionais.
Assim, as fotos do ensaio, feitas na Áustria, apresentam cenas ao mesmo tempo perturbadoras e, pelo apuro estético, terrivelmente belas.
O resultado fez com que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cujos dados motivaram Klaus a tirar as fotos, adquirisse os direitos para exibir as imagens pelo mundo.
Melancia
Morangos
Cenouras
Abacaxi
Bananas
Queijo emmental
Tomates
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.