O filme queimado do açúcar

Ele é o vilão da dieta moderna. Para mostrar sua nefasta influência no organismo, novo documentário mostra o que acontece com o corpo quando uma pessoa exagera no consumo de…

Tempo de leitura: 4 min.

Ele é o vilão da dieta moderna. Para mostrar sua nefasta influência no organismo, novo documentário mostra o que acontece com o corpo quando uma pessoa exagera no consumo de açúcar.

Leia mais:

Fisgados pelo açúcar – Saber como o inimigo ataca ajuda a nos defender
A detetive dos rótulos – Toda a verdade das letras pequenas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade afeta hoje 500 milhões de pessoas no planeta.

Contra esta epidemia, a recomendação da entidade é a de que o consumo máximo por pessoa seja de seis colheres de açúcar ao dia.

Sem saber onde a ameaça se esconde, podemos facilmente ultrapassar esta meta – o que compromete não só a boa forma, mas a saúde geral.

Para desmascarar o açúcar escondido nos alimentos, o ator australiano Damon Gameau está lançando o documentário That Sugar Film.

A ideia do filme é simples.

Damon filmou sua desventura de encarar, por 60 dias seguidos, uma dieta composta por alimentos tidos como saudáveis, como os de baixo teor de gordura.

Por conta disso, não entraram no cardápio refrigerantes nem sorvetes.

Ao final do período, o açúcar escondido nesses produtos o levou à doença hepática gordurosa, cansaço e aumento de 10 centímetros na circunferência abdominal.

Ou seja, mesmo evitando sua presença, é ele quem mais encontramos no prato.

Todo o açúcar consumido foi encontrado em alimentos ditos saudáveis.

Entre eles, vários itens que colocamos no carrinho de compras, como iogurtes com pouca gordura, barras de cereais, cereais, sucos de frutas concentrados e bebidas esportivas.

“O açúcar está em 80% dos alimentos que comemos, mas com constante confusão sobre os seus efeitos. Sinto que preciso de algumas respostas definitivas”, disse o ator na abertura do trailer do documentário – veja a seguir.

Em apenas algumas semanas, Damon começou a apresentar sinais da doença hepática gordurosa (acúmulo de gordura no fígado).

Ele também se sentiu cansado, lento e com alterações de humor.

Afinal, quantas de nós não se sente da mesma maneira, e não sabe a origem deste mal estar?

Bem-humorado na medida do possível, o documentário também traz depoimentos de famosos, como o chef Jamie Oliver e o ator Stephen Fry.

Confira o trailer do filme a seguir.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também