Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Você, como eu, já ficou empolgada com aquela dieta incrível que fez várias atrizes lindas de Hollywood secarem em dez dias. E, claro, a gente correu para repetir a fórmula miraculosa – até porque, todas as nossas amigas estavam fazendo o mesmo. Depois de, literalmente, passar fome, os quilinhos sumiram… para logo depois voltarem com força total.
A felicidade diante do espelho vira frustração e muito mal humor. Antes de sair achando que há algo de errado com o seu corpo, saiba que a ciência vem provando que essa é o tipo de experiência que já nasce fadada ao fracasso.
Pesquisadores holandeses apresentaram, recentemente, no Congresso Europeu de Obesidadade um estudo mostrando que a perda rápida de peso leva consigo muito mais massa muscular – e água – do que gordura, que demora para ser queimada. Para chegar ao resultado, eles observaram dois grupos diferentes.
O primeiro passou cinco semanas à base de uma dieta de baixíssimas calorias. Já o segundo recebeu refeições com menor restrição calórica durante 12 semanas. Todos os voluntários passaram por medição da taxa de gordura no início e ao final do experimento. Essa é a maneira de mensurar a quantidade perdida de músculo, que é comum em qualquer dieta, já que o corpo fica mais leve.
Resultado: todos perderam quantidades bem parecidas de peso, mas quem ingeriu alimentos com calorias irrisórias eliminou, também, uma quantidade bem maior de massa muscular. Agora, os cientistas querem observar os mesmos dois grupos por nove meses para checar se os participantes da dieta radical ganharam mais peso do que quem emagreceu lentamente.
Eles acreditam que, como a sensação de cansaço chega logo, o corpo sente necessidade de ingerir alimentos calóricos. Isso, claro, faz o peso subir novamente e, muitas às vezes, o prejuízo é ainda maior porque os quilinhos vêm em dobro. Que tal pensar melhor antes de mergulhar na próxima dieta da moda?
Conheça como foi minha reeducação alimentar para emagrecer 60 quilos. Não deixe de ver também minhas receitas light que ajudam a entrar em forma sem se privar, além de algumas dicas como os meus sucos detox e meus truques para emagrecer e deixar menos calórico o macarrão e o bolo.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.