Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Esqueça o Índice de Massa Corporal. O segredo da saúde é uma relação equilibrada entre a circunferência abdominal e a altura. Ou seja, boa forma é questão de jogo de cintura.
Fuja da fast food – Um simples lanche aumenta seu IMC
Calcule seu peso ideal – Descubra seu Índice de Massa Corporal
Quer conferir se você está em forma? Basta olhar para a cintura.
Pesquisadores da City University London (Inglaterra), estabeleceram uma conexão entre saúde e circunferência abdominal. Aparentemente, a fórmula é: diâmetro de sua cintura dividido pela altura.
Segundo o estudo, a relação entre cintura e altura mede a obesidade central. Este indicador é chamado WHtR (em inglês, “waist-to-height ratio”). Já o conhecido Índice de Massa Corporal (IMC) mede a obesidade total.
Ou seja, para averiguar melhor a saúde e estabelecer a expectativa, considerar o acúmulo do peso na barriga garante maior precisão. Isso porque a gordura corporal em excesso nessa região envolve os órgão vitais, afetando seu funcionamento.
O exemplo dado foi o de Arnold Schwarzenegger e Danny De Vito, que interpretaram irmãos no filme “Gêmeos” (1988). Na ocasião, os dois atores tinham o mesmo IMC: 34. Só que, pela relação entre a cintura e a altura, a obesidade central foi bem diferente. Schwarzenegger registrou 0.48 WHtR , enquanto De Vito apresentou 0.71. Por este parâmetro, De Vito poderia ter reduzida a expectativa de vida em 5 anos e 8 meses. Schwarzenegger não teria mudança.
De acordo com um dos autores da pesquisa, o professor Les Mayhew, este novo parâmetro deve ser considerado na hora de se aferir números de obesidade, porque seu foco é mais preciso. De olho na saúde pública, estes índices servem para estabelecer políticas de governo. Quem tem maior obesidade central está correndo maior risco.
O recado é o de que, se sua cintura for menor que a metade de sua altura, está tudo bem.
O mesmo IMC mas, segundo novo parâmetro, expectativas de vida bem diferentes
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.