Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Chega de desculpas. Já falamos do treino de 20, de sete e de cinco minutos. Agora, estudo da McMaster University (Canadá) comprova que apenas 60 segundos de atividade física condiciona a saúde para melhor.
20 minutos para mudar a sua vida – LIT (Lucilia Intensive Training)
Academia em casa – Confira exercícios que dispensam mensalidade
Praticar exercícios físicos, mesmo por pouco tempo, faz toda a diferença – na balança e na vida. E é pouco tempo, mesmo.
Segundo a pesquisa canadense, publicada no site científico PLOS One, pessoas sedentárias que praticaram um minuto de exercícios intensos, na forma de treinos intervalados, melhoraram a capacidade respiratória e diminuíram a pressão do sangue.
Durante os testes, 14 voluntários, entre homens e mulheres, fizeram biópsia dos músculos e testes aeróbicos, além de terem aferidos os níveis de pressão e açúcar no sangue.
Em seguida, todos participaram de treinos em bicicletas ergométricas.
Após um aquecimento de dois minutos, os voluntários tiveram que pedalar o mais rápido possível durante 20 segundos. Depois de um intervalo de dois minutos em ritmo mais leve, a sequência foi repetida três vezes.
Os treinos foram praticados três vezes por semana, durante seis semanas.
Com medições tomadas após seis semanas, os cientistas descobriram que os voluntários melhoraram seu condicionamento físico em 12%, tiveram redução na pressão sanguínea e melhoraram a atividade muscular.
A tarefa não é fácil de encarar e a frequência semanal pode desanimar. Mas com o Projeto Verão em vista, parece valer a pena investir em um minuto, dentro de uma rotina de exercícios, para colher os resultados.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.