Despertando para os problemas do sono

As pessoas comem mais quando dormem menos. Isso sem falar na desregulagem do relógio interno, que acaba refletindo na balança. Nenhum problema? Veja como uma noite mal dormida afeta até…

Tempo de leitura: 3 min.

As pessoas comem mais quando dormem menos. Isso sem falar na desregulagem do relógio interno, que acaba refletindo na balança. Nenhum problema? Veja como uma noite mal dormida afeta até seu julgamento.

Leia mais:

É hora de acordar – Aulas mais tarde melhoram desempenho de alunos
Bêbada de sono – Dormir menos equivalente a tomar seis latas de cerveja 

Com o ritmo que encaramos, tudo parece funcionar 24 horas. Ansiosos para aproveitar cada minuto, temos dormido cada vez menos. Um adulto saudável dorme hoje, em média, sete horas por dia – há 50 anos, eram nove. O estresse é o maior causador de insônia na população geral.

Nosso relógio biológico controla nossos ritmos diários, incluindo o nosso sono, vigílias e metabolismo. Mas a vida moderna faz com que trabalhemos cada vez mais, enquanto dormimos menos, arriscando desenvolver problemas de saúde a longo prazo.

Para explicar como a falta do descanso noturno nos prejudica, provocando desde redução nas funções cerebrais a problemas no coração e obesidade, o canal do Youtube AsapSCIENCE produziu um vídeo simples – veja a seguir.

Com linguagem simples, são apresentados alguns estudos. Entre eles, um que diz que voluntários que dormiram apenas seis horas por noite por 14 dias apresentaram comportamento equivalente ao de pessoas com 0,1% de álcool no sangue – o que significa estar legalmente bêbado.

Confira a seguir mais informações (em inglês).

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também