O barato de correr

Corrida de rua é o esporte que mais cresce no mundo. E olha que, dos tantos que aderem todos os dias, são poucos os que miram o pódio. A maioria…

Tempo de leitura: 4 min.

Corrida de rua é o esporte que mais cresce no mundo. E olha que, dos tantos que aderem todos os dias, são poucos os que miram o pódio. A maioria está correndo atrás do barato, mesmo. Tomara que este “vício do bem” alcance você também.

Sempre se soube que o esporte vicia. São as endorfinas, o hormônio que provoca a sensação de prazer no cérebro, e que é libertada após aproximadamente 30 minutos de exercícios físicos aeróbios, como a corrida.

As endorfinas funcionam como um analgésico natural, comparado à morfina. Elas tiram a dor do corpo, exatamente quando ele mais precisa – quando está cansado. Ou seja, para chegar a sentir prazer no exercício, ele não precisa ser intenso, mas sim conduzido a um ritmo que gere esforço por um maior período de tempo.

Mas existe outra substância envolvida neste processo. Sua atuação é sigilosa, mas também merece crédito. São os endocanabinóides. Para acalmar as endorfinas anteriormente disparadas, nosso próprio cérebro libera no sangue uma versão natural do THC – sigla do Tetra-hidrocanabinol, substância que provoca o torpor (chamado de “barato”) da maconha. Em inglês, este estado mental é conhecido por “runner’s high”.

Mas, e como conseguir os endocanabinóides? A tarefa não é fácil: segundo pesquisas do Departamento de Antropologia da Universidade do Arizona, é preciso correr num ritmo entre 70 e 85% de sua capacidade máxima de esforço. Para a faixa etária dos 30 anos, significa uma taxa de entre 142 e 161 batidas do coração por minuto. Resultados como estes podem ser atingidos com apenas 20 minutos por dia, fazendo o meu treino intervalado LIT (Lucilia Intensive Training). Antes de se dedicar a desempenhos tão intensos, consulte seu médico.

Animou? Além da corrida proporcionar o tanto que precisamos de exercício físico, considero esta prática uma verdadeira terapia. Os longos minutos desfrutados consigo mesmo, que para alguns são algumas horas, servem tanto para queimar calorias como limpar a cabeça dos problemas. Não adie mais sua próxima sessão. Se precisar de um pouco mais de motivação, consulte um guia que vai preparar você para brilhar em sua primeira prova.

Nos quadrinhos abaixo, de Tatsuya Ishida, é possível ver o esforço da corrida mais longa ser recompensado com o “runner’s high”.

O barato de correr

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também