O poder da surpresa

Para o bem ou para o mal, quem se surpreende nunca esquece do susto. Novo estudo revela como provocar estas experiências memoráveis é possível. E isso pode ser usado para…

Tempo de leitura: 4 min.

Para o bem ou para o mal, quem se surpreende nunca esquece do susto. Novo estudo revela como provocar estas experiências memoráveis é possível. E isso pode ser usado para influenciar as pessoas.

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Surpresas são memoráveis, capazes de atrair a atenção e despertar emoções.

Mas um efeito menos anunciado é que elas podem servir para mudar atitudes e influenciar pessoas.

É o que revela um novo estudo do Gies College of Business (Estados Unidos).

“Podemos facilmente imaginar a expressão facial de alguém que está experimentando surpresa; mas a surpresa não gera apenas essa reação emocional”.

A explicação é do autor, professor Jeffrey Loewenstein.

“É também um impulso para aprender e uma experiência que as pessoas ficam empolgadas em compartilhar com os outros”.

Ao juntar estes elementos, a surpresa se torna uma ferramenta poderosa de influência social.

Uma supresa pode vir do final de um filme em que haja uma reviravolta na história.

Ou de uma experiência emocional, como um inesperado pedido de casamento.

E, se uma história gera uma reação como assombro, raiva, repulsa ou surpresa, é mais provável que seja compartilhada.

Como resultado, a surpresa não só tem efeitos individuais sobre crenças e atitudes, mas também efeitos coletivos.

Com a surpresa, criam-se expectativas e, enfim, captura-se a atenção que se encontrava dispersa.

Neste momento, pode-se complementar a surpresa com novas informações, o que pode ser uma maneira diferente de conduzir um pensamento.

A questão é que o que gera surpresa não precisa ser acidental ou aleatório.

Segundo o estudo, existem métodos ou padrões previsíveis, como a estrutura de quebra de repetição, para gerar surpresa.

“Assim como mágicos ou comediantes, como comunicador, você pode criar surpresa”, alerta o professor Loewenstein.

O estudo foi publicado no periódico Topics in Cognitive Science.

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