Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Com moderação, beber café traz inúmeros benefícios. Porém, este hábito inocente pode levar ao descontrole – nas compras.
Conheça a farinha de café – Surge um novo “superalimento”
Café mais saudável – Veja como preparar melhor a bebida
O café nos mantém alerta e estimulados.
E, quando ingerido meia hora antes do exercício, aumenta a queima de gordura – leia mais aqui.
Mas nem tudo são boas notícias para a bebida mais consumida do mundo.
Ou, ao menos, para quem a toma antes de ir às compras.
Isso porque, aparentemente, quem bebe café antes do shopping acaba gastando mais dinheiro.
É o que revela estudo da Universidade do Sul da Flórida (Estados Unidos).
Nele, foi feito um teste ao serem instaladas máquinas de café nas entradas de três lojas.
Através delas, cerca de 300 clientes receberam uma xícara de café (100 mg de cafeína) grátis.
Outras ganharam bebidas descafeinadas e água.
Ao final de suas compras, todos deveriam enviar as notas fiscais para os pesquisadores.
Como resultado, quem foi estimulado pela cafeína gastou 50% a mais e escolheram 30% mais itens.
O estimulante também influenciou no que foi comprado.
Quem tomou café adquiriu mais itens não essenciais, como velas aromáticas.
Em outro experimento, desta vez em relação às compras online, 200 alunos de escolas de administração foram divididos entre indivíduos que consumiram café com cafeína e descafeinado.
Em seguida, todos deveriam selecionar quais itens comprariam em uma lista de 66 opções.
Aqueles que consumiram cafeína escolheram mais itens considerados como compras impulsivas, como um massageador, enquanto os outros selecionaram itens mais práticos, como um caderno.
Mas, por que isso acontece?
“A cafeína, como um poderoso estimulante, que libera dopamina no cérebro, o que excita a mente e o corpo”.
A explicação é de um dos autores do estudo, professor Dipayan Biswas.
“Isso leva a um estado energético mais alto, que por sua vez aumenta a impulsividade e diminui o autocontrole”.
O estudo foi publicado no Journal of Marketing.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.