Comer é uma arte

Arte me interessa, ainda mais relacionada ao tema de que gosto tanto de falar, que é a alimentação. Começa nesta quinta, em São Paulo, a exposicão “Food: Reflexões Sobre a…

Tempo de leitura: 5 min.

Arte me interessa, ainda mais relacionada ao tema de que gosto tanto de falar, que é a alimentação. Começa nesta quinta, em São Paulo, a exposicão “Food: Reflexões Sobre a Mãe-Terra, Agricultura e Nutrição”. 

A mostra, que acontece no Sesc Pinheiros, de 20/02 a 04/05, reúne programação variada, com exibição de obras artísticas, vídeos e palestras, que trazem como tema a comida. Mas não só a que vemos na mesa. O tema abrange tanto a preservação da “Mãe Terra” quanto nossas escolhas alimentares, propondo reflexões sobre os efeitos provocados pelas mudanças climáticas, sobre contaminação de produtos agrícolas, disparidades relacionadas à distribuição dos alimentos e sobre a fome.

A exposição multimídia, tem a concepção e curadoria de Adelina von Fürstenberg, diretora da ONG Art for The World. E  traz instalações, pinturas, fotografia, esculturas e vídeos dos artistas Anna Maria Maiolino (Brasil), Angelo Plessas (Grécia), Barthélémy Toguo (Camarões/França), Eduardo Srur (Brasil), Ernesto Neto (Brasil), Lenora de Barros (Brasil), Marina Abramovic (Sérvia), Martand Khosla (Índia), Mircea Cantor (Romenia/França), Miralda (Espanha), Nari Ward (Estados Unidos), Pipilotti Rist (Suíça), Raghubir Singh (Índia), Shimabuko (Japão), Stefano Boccalinni (Itália) e Ymane Fakhir (Marrocos).

Pelo interesse do tema, a programação tem chamado a atenção de todo mundo. Mesmo. A mostra já foi exibida na Suíça e, após passar por são Paulo, segue para Marselha, na França. Aproveite, a entrada é gratuita. Que tal outra programação em São Paulo? Confira aqui a exposição que está em cartaz no Museu da Casa Brasileira.

Exposição

Food – Reflexões sobre a Mãe Terra, Agricultura e Nutrição

Visitação: até 4 de maio (entrada gratuita)
Local: Sesc Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
Horário: de terça a sexta, das 10h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.
Classificação: 14 anos (algumas obras possuem cenas de nudez e de violência)

Confira a seguir algumas das obras em exposição.

Comer é uma arte

Instalação com comida de Miralda, da Espanha

Comer é uma arte

Vídeo “Supermercado” (2012), do paulistano Eduardo Srur

Comer é uma arte

Cena do vídeo “A Cebola” (1996), da artista sérvia Marina Abramovic

Comer é uma arte

Vídeo “Estudo para Facadas” (2012), da paulistana Lenora de Barros, parte da exposição FOOD

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também