Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
O Brasil é o país da bola, com isso concordamos. Que seja do futebol-arte, já há dúvidas. Mas que não seja o país da arte relacionada ao futebol, isso surpreende. Tanto que, meses antes da Copa do Mundo, maior exposição sobre o esporte nacional acontece em… Los Angeles!
Nesta cidade já fomos campeões. E, nesta época, as lembranças voltam a brilhar no local da final da Copa de 1994. Tudo por conta da mostra Fútbol: The Beautiful Game reúne o trabalho de 30 artistas contemporâneos no Los Angeles County Museum of Art (LACMA).
É curioso como os americanos tentam entender o esporte que, para eles, é chato de assistir e deveria ser jogado com as mãos. Tanto que uma das obras mais importantes da exposição é o retrato de Pelé feito por Andy Warhol em 1978, quando o jogados foi morar nos Estados Unidos, justamente para divulgar o futebol por lá (foto acima).
A dica de viagem é boa para quem gosta de Copa – mas nem tanto assim. Aproveite para fugir do tumulto dos jogos com uma viagem até a Califórnia. A mostra segue em cartaz até o dia 20 de julho.
Texto de abertura da exposição cita a metáfora do futebol para a filosofia e política
Samuel Eto’o, 2010 – óleo sobre tela – Kehinde Wiley
The kid’s alright, 2008 – acrílica sobre tela – Chris Beas
Detalhe da instalação “Macaranã”, do brasileiro Nelson Leirner
Pietá, 2008 – fotografia – coletivo Generic Art Solutions
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.