Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Para mim, trabalhar os sentidos é um privilégio. Assim, estou conectada não só ao que as pessoas dizem, como também ao que não querem dizer. Mas, principalmente, ao que não há palavras para descrever. Como os aromas.
Na história da Humanidade, os aromas sempre fascinaram pela capacidade de provocar os sentidos. Os perfumes proporcionam efeitos físicos, mentais e emocionais, podendo alterar nossa respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo e concentração.
Cheios de mistérios e segredos, vejo os perfumes como esculturas sofisticadas, efêmeras e invisíveis, uma verdadeira arte criada a partir de notas olfativas.
Eu estou sempre em busca de aromas únicos e perfumes raros, como o oudi, que encontrei recentemente em um cofre em Abu Dhabi. Ou seja, em toda chance que tenho, estudo sobre o assunto.
Uma boa oportunidade é a curso Universo dos Perfumes, com aulas com a especialista em olfato, Vivi Kano. O curso, que começa dia 23 de abril, acontece em São Paulo, dentro do projeto Cultura em Curso. Desta mesma série, já falamos sobre o curso Chá com Comida.
Em seis datas, será apresentada a história, seus diferentes tipos e usos, para subsidiar um melhor entendimento, apreciação e escolha de um perfume. Mais informações e incrições pelo site da Livraria Cultura, que é quem promove o evento.
Local: Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo
Horário: 20h
Duração: 1h30
O sentido do olfato. Perfume: estrutura, avaliando uma fragrância, o léxico do olfato, descrevendo um perfume. História e classificação olfativa.
Nascimento da perfumaria moderna, matérias-primas sintéticas e o surgimento dos perfumes abstratos. A família dos florais.
Perfumaria moderna, surgimento dos primeiros perfumistas de renome, a década de 1920 e os primeiros perfumes dos costureiros. A família dos frutais.
As décadas de 30 a 60; a perfumaria americana; o design dos frascos, a perfumaria e a alta-costura, o surgimento das eaux. A família dos cítricos.
Final do século 20; as joalherias são os novos atores na perfumaria; os perfumes “estilo de vida”, os anos 1980 e o advent do marketing. A família dos orientais.
História: o século 21, palco do embate entre perfumaria commercial e perfumaria de resistência. A família dos fougére.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.