Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Com o “projeto verão” em vista, qualquer dieta detox nos chama a atenção. Mas com esta aconteceu por outro motivo. Com tom de alerta, já falamos da dieta da argila. Pois existe a que recomenda o consumo de carvão ativado.
Dieta da argila – O suplemento detox mais estranho que você já viu
Conheça a pílula do pãozinho – Pode o bloqueio da absorção dos carboidratos funcionar?
Novidade, o carvão não é. Esta fonte de energia já foi utilizada como antídoto por egípcios e gregos na Antiguidade. Seu poder purificador vem da capacidade de “agarrar” o agente tóxico presente entre as células e com ele, ser eliminá-lo do organismo. Por isso, é utilizado para filtração e purificação de vários materiais. Na medicina, é administrado em casos de envenenamento.
Carvão ativado leva este nome após o carvão feito com a queima de madeiras passar por um processo de oxidação, quando ganha uma camada porosa na superfície. Esta porosidade o torna capaz de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas.
Usado em pequenas doses diárias, o objetivo de seu consumo é desinchar o corpo, ao eliminar o peso extra das células e, enfim, emagrecer. Há ainda quem atribua ao carvão ativado a capacidade de reduzir as taxas de colesterol do sangue.
A partir daí, já surgiram no mercado cápsulas e produtos desenhados para tornar sua ingestão uma tarefa mais fácil. A marca americana Juice Served Here comercializa uma limonada com a substância.
Em geral, suplementos que auxiliam o processo de “detoxificação” são desnecessários – este trabalho é feito pelo fígado. Ao adotar uma alimentação equilibrada, basta encher o prato e o copo com alimentos funcionais que auxiliam na tarefa, como os sucos detox – confira minhas receitas favoritas aqui.
Apesar da popularidade, até hoje não existem testes científicos que atestem a segurança e eficácia de se ingerir carvão ativado.
Por isso, embora o método esteja conquistando fãs entre os mais radicais, seu consumo deve ser feito com cautela, já que pode provocar indisposições estomacais severas.
Limonada vendida com carvão ativado, vendida em Los Angeles (EUA)
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.