Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Horas no trânsito, prazos estourados e, quando você vê, devorou um saco de batatas fritas sem nem ver. Isso é a ansiedade. Neste momento de fragilidade, recorremos a uma combinação perigosa: alimentos nada saudáveis e em excesso. A primeira saída é correr para o parque. Mas, se estiver chovendo, um vídeo game está valendo.
E olha que não serve qualquer jogo. Tem que ser um dos preferidos do público nerd, o clássico Tetris, criado no já distante ano de 1984. Estudo da Universidade de Plymouth (Inglaterra) indica que montar o quebra-cabeça colorido por três minutos diariamente pode diminuir a ansiedade e, consequentemente, te ajudar a controlar a compulsão por comida. Durante a pesquisa, voluntários jogaram Tetris por três minutos. Em seguida, tinham que avaliar a intensidade do seu desejo por cigarro, álcool ou comida. O experimento mostrou que a ansiedade foi 24%menor entre as pessoas que não brincaram com o jogo.
A ansiedade faz engordar porque, neste estado, nosso organismo libera maiores quantidades dos hormônios adrenalina e cortisol, o que leva ao acúmulo de gordura abdominal e diminui o volume dos músculos, fazendo com que a pessoa pareça estar ainda mais acima do peso que a realidade.
A pesquisa indica que a estimulação visual proporcionada pode ser uma solução rápida e viável para as pessoas evitarem impulsos – ou seja, tudo para manter o foco na dieta. Afinal, imagem é fundamental para despertar o desejo. Por isso, os cientistas ingleses acreditam que uma tarefa visual ajuda a diminuir vontades impulsivas. Vale ler um livro, acender incensos, sair para caminhar. O importante é não entregar-se às tentações. E sempre com muita calma.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.