Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Ao vivermos cercados pelos edifícios, que nos fazem esquecer do que restou do céu, perdemos o contato com o ar livre. Para recuperar o prazer de andar pela cidade, novos prédios prometem acabar com as sombras.
Escadas na moda – Novos projetos são contra o sedentarismo
A criatividade está na mesa – O que distingue um ambiente agradável e estimulante?
Símbolo da urbanidade que reúne hoje mais de 70% da população do planeta, os edifícios abrigam as pessoas ao custo de esconder delas o sol.
Para começar a reverter esta situação, novos arquitetos têm incluído a criatividade e a preocupação com a qualidade de vida em seus projetos.
Como os primeiros em execução, dois edifícios estão sendo construídos com um projeto inovador neste sentido, que prevê eliminar as sombras das torres sobre o terreno entre elas.
De autoria do escritório de design NBBJ, as chamadas No Shadow Tower, que reúnem salas comerciais e residências, foram idealizadas para a região de Greenwhich, em Londres.
Para não criarem sombras uma sobre a outra, o projeto foi feito com o uso de algorítimos para redirecionar os raios solares.
Na fórmula aplicada pelo computador ao desenho arquitetônico entraram parâmetros do comportamento da luz na região ao longo de todas as estações e dias do ano.
Além de eliminar as sombras, a ideia permitirá iluminar ainda mais a região.
Agora que o desenho computacional arquitetônico foi desenvolvido, a expectiva do escritório (e nossa) é que projetos assim possam ser desenvolvidos em qualquer lugar do mundo.
Fica a dica para a renovação dos grandes centros urbanos, com o propósito de revitalizar o centro da minha São Paulo, por exemplo.
Confira no vídeo a seguir como o projeto funciona.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.